Pages - Menu

SENTIMENTALISMO: Amar os próprios defeitos
















   A aversão pela minha própria sombra me ensinou a crescer. Psicologicamente.
   Em todas as esquinas, pessoas costumavam a me olhar de certa forma que me fazia sentir inferior. Rindo da minha imbecilidade e debochando com suas supostas “mentes superiores”. Confesso que sim, eu era imbecil. No final desses dias eu enxergava meu reflexo e não gostava do que via, eu ansiava por um sono eterno, eu desejava parar de incomodar essas pessoas que me olhavam com certo desgosto. Eu queria poupá-las da minha existência.
   As pessoas só conseguiam enxergar meus defeitos (ou talvez, só queriam) fazendo com que meus olhos só enxergassem a minha negritude. O meu lado sombrio, o acervo dos meus defeitos. Esses olhares indecisos me despedaçavam por dentro, minha alma marejava e quase se afogava em meio a tantas lágrimas. Mas eu estaria mentindo se dissesse que, nesses momentos, eu aparentava uma força incomum e um não-ligo-para-o-que-dizem.
   Minha expressão sempre deixava transparecer o oceano tempestuoso que meu interior tinha se transformado. As risadas já eram altas e a pseudo glória que eles insistiam em exibir, me atormentavam. Mas as piadinhas perderam a graça que nunca tiveram e eu comecei a mudar. Mudar o modo de pensar e de ver a minha sombra. Eu comecei a amar a minha escuridão. Porque, embora fossem meus defeitos, era esse meu lado escuro que me tornava diferente daquelas pessoas que destruíam a minha autoestima.
   Meus defeitos, que eram as causas das minhas dores, agora me ajudavam a enfrentar tudo o que eu temia. A minha introversão, por exemplo, me fazia ignorar a realidade que eu não queria viver. Enfim, eles continuam rindo e falando sobre a minha imbecilidade. Mas eu não me importo mais, eu não pretendo me igualar e não me sinto superior a ninguém, aliás, eu os deixo rir, porque como já citava o clichê: quem ri por ultimo é retardado.

14 comentários:

  1. Passei por um tempo assim...costumo dizer que aprendemos e a madurecer muito.De fato,aprendi muita coisa com isso.Sabe Lucas,os que elas dizem são só os que eles dizem,não passa de palavras aleatórias e sem valor.As vezes dói mais que um tapa na cara,mais a gente aprende tanto.Aprende a não ser igual a eles,que falam tanto mais não tem nada a dizer realmente. Adorei o texto,você se expressa super bem.

    Feliz 2013 ... :D

    http://psicodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, nós só ganhamos com isso, apesar da dor e de algumas poucas cicatrizes, a gente acaba amadurecendo, crescendo.
      Estou totalmente de acordo com tudo o que você citou.
      Eu super agradeço a sua visita!
      Feliz 2013

      Excluir
  2. Que lindo texto, chega uma hora na nossa vida que devemos mesmo amar nossos defeitos, não que isso seja bobagem, mas são nossas qualidades e defeitos que fazem nós sermos o que somos. Não preciso copiar ninguém para ser o que sou. E isso faz muito sentido.

    http://cappuccinoeaconta.blogspot.com.br
    Faz uma visita?
    @PriscilaFrr
    Feliz Ano Novo! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, uma hora ou outra nós acabamos compreendendo nossos defeitos e fazer deles aliados!
      Obrigado pela visita!
      Feliz 2013!

      Excluir
  3. Haha adorei o texto e até me identifiquei :)
    Beijos!
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha se identificado!
      Obrigado pela visita e um ótimo 2013!

      Excluir
  4. Amei o texto acredito que muitos estao passando por isso ou ja passaram, e se tuver alguem passando por isso ao ler este texto pode ter certeza que vao ter encontrado um amigo. Eu sempre fui i feinha da sala, vejamos, a feinha cresceu, e hoje me sinto tao bonita e tao forte que qualquer risada ao meu respeito hoje eu levo numa boa, mas nem sempre fui assim :c E voce esta certissima, que ri por ultimo eh retardado e eu.. bem, eu me considero a retardada mais feliz rsrsrs' super beijos -Anne.

    annecrisley.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É disso mesmo que eu falo, amor por si próprio! hahahaha
      Feliz 2013!

      Excluir
  5. Hey~ Seu é muito bonito ♥ por isso resolvi te convidar a participar no Blog Destaque lá no meu, oque você acha? Se tiver interesse dá uma passadinha rapida lá no meu blog para saber como aparecer lá ^^ mas se não tiver interesse então desculpa o incomodo, tenha uma Boa Semana!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fiquei muito honrado pelo convite! Já mandei o formulário!
      E agradeço pela visita também!
      Feliz 2013

      Excluir
  6. A gente não deve ligar para o que as outras pessoas dizem, ou pensam. O negócio é estar bem consigo mesmo. Isso é algo difícil de se falar pra mim, pois sou uma pessoa bem "relaxada", não sei se essa seria a melhor palavra pra descrever, mas nunca me importei com o que os outros falam.
    Quando era mais nova, sempre tiveram pessoas que riam de algo, e sempre irá ter esse tipo de pessoa, mas nunca liguei pra elas. Sempre fui muito "na minha", sempre me importei com o que eu penso e deixei de lado o que os outros pensam.
    Não consigo me lembrar se alguma vez tive baixa auto-estima, talvez isso tenha acontecido há muito tempo, mas hoje gosto de quem sou e de quem estou me tornando.
    A gente tem sempre que acreditar em nós mesmo e que se dane o resto. Gente ignorante e maldosa sempre irá existir, não importa quanto tempo passe, temos que saber viver com isso e entender que somos únicos e especiais por alguma coisa, e que essas pessoas que fazem os dias serem piores não tem nada de bom pra oferecer e a única maneira que encontraram de subir na vida é tentando derrubar outras pessoas, pra assim parecerem mais altas...


    Camila - Ninho de Fogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso. Eu costumava dar muita bola para o que as pessoas falavam, eu acho que eu era muito inseguro. A vantagem é que eu mudei e o que antes me afetava muito, hoje não passam de comentários desprezíveis. É como você citou: "E a única maneira que encontraram de subir na vida é tentando derrubar outras pessoas, pra assim parecerem mais altas..."
      Feliz 2013

      Excluir
  7. Quem ri por último é realmente retardado. Eu até hoje, nunca vi qual o sentido de fazer isso com as outras pessoas, pois nós somos todos iguais num jeito diferente. Eu tenho aversão a quem faz isso com as outras pessoas e não acho engraçado também :c

    Beijos, Lari
    http://www.bagacodelaranja.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas parece que tem muita gente que aina não entende isso.

      Excluir